Os 5 melhores episódios do “Lendas Urbanas” do Gugu

Desenterrado por

 

Monstros, maldições, espíritos, demônios – seja qual for o caso, certamente você já deve ter ouvido falar em alguma lenda urbana. Essas “lendas” sempre estiveram presentes na cultura dos povos ao redor do mundo e serviram de inspirações para grandes obras audiovisuais, no cinema e na televisão.

No Brasil, na segunda metade dos anos 90 e começo dos anos 00, o programa Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato e transmitido nas noites de domingo, mostrava algumas dessas histórias em formato de curta-metragem. O quadro “Lendas Urbanas” ficou conhecido em todo Brasil e depois foi ressuscitado algumas vezes. Ele despertava o medo e a curiosidade de jovens e adultos. Hoje, é difícil não notar como a produção era amadora e ultrapassada, mas sempre vale a pena rever essas histórias – nem que seja para dar boas gargalhadas.

Abaixo você confere uma seleção das melhores que já foram feitas pelo programa.

1) A flor do cemitério

Lembra quando seus pais sempre diziam para nunca pegar aquilo que não é seu? Pois bem, a lenda urbana da flor do cemitério conta a história de uma garota que tinha o hábito de estudar em uma necrópole. Um dia, sentada em um túmulo, a garota avista uma flor e se encanta por ela. Então, decide levá-la para casa. Porém, após algumas horas, começa a ser atormentada por um espírito que dá por falta do objeto.

2) O querido diário

Quem acha que Death Note revolucionou os contos de terror com o envolvimento de um diário está muito enganado. Esta lenda urbana conta a história de um garoto que ganha da mãe uma escrivaninha de aniversário e descobre dentro dela um diário onde pode ler sobre o que está porvir. No entanto, saber “demais” sobre nosso próprio futuro pode ser perigoso.

3) A caixa misteriosa

Lendas urbanas que envolvem crianças sempre foram as mais assustadoras. O mito da caixa misteriosa conta a história de uma caixa que aprisiona a alma de um garoto. Porém, pense bem antes de bancar o herói e querer libertá-lo, pois o espírito de seu pai não te deixará em paz até desistir da ideia.

4) A bruxa do espelho

Espelho, espelho meu. Existe alguém mais corajoso do que eu? A lenda urbana da Blood Mary (ou Maria Sangrenta) é parecida com algumas outras lendas de invocação. Acredita-se que uma entidade maligna em formato de mulher aparece diante de pessoas que se colocam em frente ao espelho e gritam seu nome por várias vezes seguidas.

5) A loira do banheiro

Por fim, a clássica lenda urbana que assustou jovens de todo país também ganhou sua versão no programa. A lenda conta a história de uma mulher com longos cabelos loiros que aparecia nos banheiros dos colégios após uma série de ações pré-determinadas, como: gritar seu nome em frente ao espelho (cuidado com a concorrência, Blood Mary!), falar palavrões enquanto se chuta a privada ou ainda dar descarga com cigarro ou um fio de cabelo loiro. A lenda variava de acordo com o colégio, mas, em todas as versões, o destino para quem “invocava” a mulher não era nada bom.